Verão polonês
13/07/13 00:01É verão na Polônia e o dia amanhece às 3h30. Não dá para dormir direito –a noite dura das 22h até esse horariozinho mequetrefe. Para piorar a situação, no meu quarto não tem cortina. Quer dizer, até tem uma, mas é tão fininha que quase não vale.
É um pouco difícil se acostumar com o horário polonês. São cinco horas de diferença para a frente, então, quando são 7h no Brasil, por aqui é meio-dia. Façam as contas: dá para se enrolar, né?
Em terras polonesas, com um inverno rigoroso de -25ºC, um outono gelado e uma primavera chuvosa, o verão é aproveitado em cada segundo e centímetro de pele exposta ao sol. Como no Brasil, essa estação do ano coincide com as férias escolares. Por isso, desde cedo, todo mundo está no parque, seja andando de patinete, patins ou skate (bicicleta não pode, só na rua).
E tem um senhor de sunga tomando sol, outra senhora de biquíni dourando a pança, crianças rolando pela grama e correndo entre os canteiros de rosas. Um grupo de turistas desembarca de um ônibus conversando animadamente e toma o rumo do palácio.
Em Varsóvia, a sensação é de que a cada esquina encontramos um palácio cheio de histórias de reis, rainhas e cavaleiros. Tem até um castelo flutuante.
Voltando ao parque, vejo ali um bando de meninos brincando, algo parecido com um jogo de pega-pega. É, se a gente olhar bem, verão é igual em qualquer lugar do mundo.